Ícaro

Um dos objetivos institucionais do ICA é  “Oferecer atividades que contribuam com a formação pré-profissional de adolescentes e jovens entre 15 e 24 anos, possibilitando a construção de competências humanas, sociais, educacionais e culturais, tendo como linha de trabalho a reflexão, o desenvolvimento e o protagonismo”.

Os jovens que participam do programa Carpe Diem (10 a 14 anos), ao chegar aos 15 anos enfrentam a dura realidade de suas dinâmicas familiares que inclui, entre outros fatores, a vulnerabilidade sócio econômica, gerando a necessidade do primeiro emprego como meio de sustento familiar. Na maioria dos casos, os jovens encontram-se em formação educacional básica, sem condições competitivas para entrar no mercado de trabalho e, sem idade adequada, acabam por ter a informalidade como única alternativa. Para continuar acompanhando e participando da formação destes jovens, possibilitando ainda a construção de novos saberes e novas alternativas de inclusão econômica, o ICA vem desde o ano de 2007 criando alternativas e modelos para a consolidação de um programa de formação para o primeiro emprego.

Ícaro, assim denominado possui duas frentes de atuação:

  • Formação em Metal Mecânica
  • Formação em Arte Educação

O foco do projeto aqui apresentado está na formação em Arte Educação, principal talento da organização.

O projeto recebeu esse nome por assemelhar-se à história da mitologia grega: Dédalo, pai de Ícaro, um dos homens mais criativos e habilidosos de Atenas projetou asas para que ele e seu filho pudessem se salvar. Juntando penas de aves de vários tamanhos, amarrando-as com fios e fixando-as com cera, para que não se descolassem. Foi moldando com as mãos e com ajuda de Ícaro, de forma que as asas se tornassem perfeitas como as das aves. Estando o trabalho pronto, o artista, agitando suas asas, se viu suspenso no ar. Equipou seu filho e o ensinou a voar. Então, antes do vôo final, advertiu seu filho de que deveriam voar a uma altura média, nem tão próxima ao sol, para que o calor não derretesse a cera que colava as penas, nem tão baixo para que o mar não pudesse molhá-las. Dédalo beijou seu filho com lágrimas nos olhos e as mãos tremendo, levantou vôo e foi seguido por ele”.

Assim esse projeto se define, como uma oportunidade dos jovens alçarem vôos rumo ao conhecimento e empoderamento social. Por meio do Ícaro, damos as ferramentas necessárias para que construa suas asas, capacitando-os em jovens arte-educadores, numa nova possibilidade de participação sócio-educacional e cultural, obtenção de renda e desenvolvimento local.

Participação Sócio Cultural, pois, além da formação em arte-educação, o jovem participante tem a oportunidade de expressar seu talento e sua arte através da Cia Carpe Diem (Coletivo Artístico do ICA).

Obtenção de Renda, pois, além da formação em arte-educação, o jovem participante tem a oportunidade de atuar como monitor das vertentes artísticas de Teatro, Música, Dança e/ou Circo em unidades de trabalho, através do ICA.

Desenvolvimento Local, pois, além da formação em arte-educação, o jovem participante do Ícaro tem a oportunidade de retornar à sua comunidade como protagonista de sua história, desenvolvendo no contra turno escolar junto a rede de ensino municipal a metodologia das práticas pedagógicas do ICA, empoderado de conhecimento e desejo de transformação social, multiplicando ações para o bem comum em todas as suas formas de manifestação.

Objetivo Geral

Contribuir com a formação pré-profissional de jovens acima de 14 anos, possibilitando a construção de competências humanas, sociais, educacionais e culturais e a consequente inclusão econômica.

Objetivos Específicos

  • Melhorar a qualificação pré-profissional dos jovens participantes;
  • Melhorar a renda familiar dos jovens participantes;
  • Criar novas demandas locais para atuação dos jovens.

Currículo Arte Educador

Currículo Metal Mecânica