Menina Mulher

Criado em 2005, o Projeto Menina Mulher foi impulsionado pela necessidade de aprofundamento dos conteúdos afetivo-sexuais com as adolescentes atendidas pela Organização, tendo em vista o alto índice de gravidez precoce no município.

O Projeto Menina Mulher integra ações de atendimento e prevenção para adolescentes entre 13 a 18 anos, sendo as ações de formação para adolescentes de 12 a 15 anos e ações de multiplicação para jovens de 15 a 18 anos, que se traduzam na promoção de sua saúde e no exercício saudável de sua sexualidade.

Objetivo Geral

O Projeto tem como objetivo orientar adolescentes e jovens de ambos os sexos em assuntos sobre afetividade e sexualidade e promover o acompanhamento médico-ginecológico de adolescentes e jovens.

Atuação

Em 2010, por conta do aniversário de 5 anos do projeto, o Menina Mulher além de ampliar as suas ações passando atender também os meninos lançou seu DVD “Menina Mulher” que foi elaborado e produzido pelos próprios participantes do projeto. As ações de multiplicação foram decorrentes desse processo e envolvem: Capacitação de 35 horas para grupo de multiplicadores, Ação de Multiplicação em escolas públicas, apresentação do Teatro DST, Formação para professores, Inauguração do site Menina Mulher e Fala Garoto! e Sistematização do cenário sobre afetividade e sexualidade no município e na escola.

Com a orientação de uma psicóloga suas ações se traduzem em oficinas dinâmicas com temas específicos, palestras ministradas com especialistas da área, consultas médicas ginecológicas para o público atendido, apresentação de uma peça teatral chamada “DST” e apresentação do DVD comemorativo de 5 anos de projeto “Menina Mulher”.