Quintal Cultural

 

O projeto Quintal Cultural foi implantado pelo ICA – Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente de Mogi Mirim em 2003, diante da necessidade em aproximar os familiares das crianças e dos adolescentes atendidos pela organização, da realidade, diversidade e transformação cultural vivida por eles diariamente através do circo, do teatro, da música, da dança, das artes visuais e do empoderamento trabalhados como base do projeto político-pedagógico da organização.

Inicialmente, o projeto abriu suas portas para algumas apresentações criadas em sala de aula pelas crianças e adolescentes atendidos, sendo estas apresentadas gratuitamente aos familiares. Aos poucos, esse espaço foi se consolidando e o público foi aumentando, passando a ser freqüentando pela vizinhança, voluntários, amigos e comunidade em geral, revelando-se a partir desse movimento a necessidade de uma estruturação e maior projeção dos eventos culturais realizados como fomento a novas expressões artísticas, formação de platéia e democratização cultural local.

Nesse momento, o Quintal Cultural passou a ter freqüência mensal, com apresentações de grupos locais, regionais e nacionais, de diversas vertentes artísticas como dança, teatro, música, circo, entre muitas outras, sendo o único projeto local permanente de democratização cultural das diversas expressões e manifestações artísticas e culturais existentes no município.

A democratização cultural, a dinamização dos espaços e equipamentos públicos, o acesso gratuito aos equipamentos culturais existentes no município e a transversalidade cultural abordada, permeia todos os eventos realizados, redefinindo as fronteiras dos saberes e práticas culturais locais, regionais e nacionais, criando junto a comunidade um novo jeito de fazer e apreciar a cultura brasileira. No processo de transversalidade cultural, a cada mês uma vertente artística é trabalhada como atração principal, oportunizando dessa forma a vivência e o acesso a todas as manifestações culturais existentes em nossa cultura brasileira. Podemos citar como exemplo o mês de março, que sempre traz ao palco do Quintal Cultural uma atração circense em comemoração ao Dia do Circo. Dessa forma, no ano, o Quintal Cultural leva ao palco nove diferentes atrações artísticas de qualidade para a população mogimiriana de forma gratuita.

Como parte desse processo histórico, a organização assume, a partir de 2010, agora como Ponto de Cultura do Estado de São Paulo, um novo papel político, social e cultural: o diálogo entre as artes e culturas trabalhadas pelos Pontos de Cultura Brasileiros, fomentando localmente o intercâmbio e atuação em rede, potencializando com isso a democratização cultural local e as trocas de saberes, práticas e fazeres existentes.

Objetivo Geral

O Quintal Cultural tem como objetivo principal o fomento e a democratização da cultura local, regional e nacional na comunidade mogimiriana, integrando as crianças e os adolescentes participantes do ICA – organização promotora dos eventos, suas famílias e toda a comunidade com as diversas manifestações artísticas e culturais brasileiras, possibilitando a troca de saberes e potencializando a formação de platéia, através da realização mensal de eventos culturais gratuitos.

Objetivos Específicos

  • Realização de 05 eventos internos no ano, com capacidade para 300 pessoas da comunidade local e/ou regional em cada evento;
  • Realização de 04 eventos externos no ano, com capacidade para até 1.500 pessoas da comunidade local e/ou regional em cada evento;
  • Articulação do projeto em redes de participação que está inserido, possibilitando maior abrangência e dinamização das atrações culturais viabilizadas nos eventos realizados.

Algumas redes em que a organização está inserida:

  • Rede Paulista de Pontos de Cultura
  • Rede Circo do Mundo Brasil
  • Rede de Produtores e Artistas de São Paulo