Notícias

voltar

ICA Articula criação de Conselho da Juventude em Mogi Mirim

publicado em: 13 de julho de 2020

 

Primeira reunião na Sede do ICA em 2018

 

 

 

ICA articula a criação do Conselho da Juventude de Mogi Mirim.

 

P.L. 063/2020 Criação do Conselho Municipal da Juventude de Mogi Mirim, CONJUVEMM

 

A Instituição de Incentivo à Criança e Adolescente de Mogi Mirim, o ICA, na criação de um Conselho da Juventude, tema que faz parte das ações do ICA desde a sua fundação articulou encontros sobre este tema desde 2018 através do Sr Danilo Silva Alberti,  responsável pelas áreas de  Comunicação e de Articulação em rede do ICA com lideranças juvenis de clubes, líderes de grêmios de escolas, lideranças de organizações sociais, líderes de comunidades religiosas, e entre outras lideranças sobre a temática articulou e convidou para participar de diversos encontros na Sede da Instituição sobre este tema desde 2018 com lideranças juvenis de clubes de serviço como: Interact Club, Rayssa Ferreira; Demolays, José Arthur de Arruda Villas Boas, Arco Irís, Escoteiros, Escolas Estaduais (EE Professor Oscar Rodrigues Alves: João Augusto Silva Guedes; EE Prof Peres Marque Débora e Kauã, EE Professor Valério Strang Paula Bazilia Ribeiro da Silva, EE. Aristides Gurjão Maria Clara Jacometti, EE. Aristides Gurjão Giovana Ramalho Beatriz Gazoto pelo grêmio estudantil da ETEC;  João Vitor Gasparini, Conselhos Municipais, Secretarias Municipais, Natália Vieira Bonatti de Farias pelo Cursinho Sanquin, artista Luiz Dalbo pela CEBE, a atriz Anabel Favila pela Lyra Mogimiriana, Fundação Casa,  Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente, Secretarias Municipais, e demais áreas de interesse da temática da juventude.

 

Em 2019, a Instituição ICA articulou diversos encontros com diversas lideranças juvenis, órgãos público e demais área de interesse da temática da juventude  e também com  Coordenador de Políticas para a Juventude de Campinas Felipe Gonçalves., sendo de convite da Instituição ICA o convite para que o mesmo compartilhe as experiências da juventude do Conselho de Campinas, para os jovens de Mogi Mirim.

 

O ICA tomou a iniciativa de convidar o Vereador Alexandre Cintra para participar desta importante articulação pelo fato dele ser fruto de entidade. Pelo histórico do Alexandre o nome dele surgiu de forma natural para ser o mediador do projeto de lei tanto no legislativo quanto no executivo municipal.

.

Neste ano também, conforme publicações do CMDCA, articulou fortemente a presença de jovens com cadeira de representatividade de adolescentes e jovens junto ao CDMCA, como João Augusto Silva Guedes (na época Líder do Grêmio da EE Professor Rodrigues Alves), João Victor Gasparini neste momento representando os estudantes  e Paula (EE Professor Valério Strang , visando um empoderamento jovem e formação dos mesmos.  E muitos deles estavam em grupos de estudo da legislação e ações do conselho da Juventude.

Durante o ano de 2019 em votação aberta,  nos encontros da juventude, foi sugerido um grupo de estudo para articular a lei, o projeto de lei e demais trâmites, e este grupo foi realizado pelos Srs (as), Anabel Favila (Lyra Mogimiriana), Luiz Dalbo (CEBE), João Victor Gasparini (CMDCA), Felipe Gonçalves (Coordenador de Políticas para a Juventude de Campinas ), Dina Boveloni (Assessora do Vereador Alexandre Cintra), e Danilo Alberti , articulador do ICA responsável pelo processo de articulação da juventude, renovamos aqui nossa gratidão ao grupo tão engajado e presente na discussão das ações da juventude.

Nos trâmites acima, foi articulado junto CMDCA, os processos de responsabilidade e ações o qual este importante Conselho de nossa cidade, realizou os procedimentos de análise da Lei, considerações e apresentação a Secretaria responsável, conselho este que neste momento agradecemos  o empenho e dedicação.

 

Com o apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), o assunto avançou durante 2019, tendo sido criado um projeto de lei para apreciação da Câmara dos Vereadores. Apresentado à população a proposta através do uso da Tribuna Livre, em 13 de maio com a presença do jovem João Victor Gasparini

 

 

No dia 15 de Maio de  2019  participaram da Audiência Pública com o tema “Juventude em Ação “ no Plenário da Câmara Municipal conforme requerimento nº233 de Autoria do Vereador  Alexandre Cintra, os grupos coletivos e lideranças citadas anteriormente e tivemos a  presença de representantes do poder público, o Prefeito de Mogi Mirim, Carlos Nelson Bueno, Vereadores, Isabel Christina de Campos Malu pelo Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Professora Flávia Rossi Secretária de Educação, Regina Navas Dirigente de Ensino,  Mauro Nunes Junior, Secretário de Administração, Enfermeira Zuleide Soares Silva, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dna Cidinha Rossi Freitas pela Secretaria de Assistência, Felipe Gonçalves, Coordenador de Políticas Públicas da Juventude de Campinas que na ocasião nos elogiou muito pela iniciativa da Casa dos Conselhos. Tivemos também a participação da Sra. Fátima Maldonado representando o Amor Exigente de Mogi Mirim, Rotary Club de Mogi Mirim,  Grupo Escoteiro Encanto das Matas, Dra Beatriz Gualda pela OAB, e neste dia contamos com a presença da Diretora Geral do ICA a Sra Maristela Albejante Mazon.

 

Neste momento agradecemos a todos os vereadores presentes

 

Destacamos a Tarcísia Mazon Granucci,. Fundadora da Instituição ICA, articuladora e idealizadora do projeto do Conselho da Juventude, a qual desde 1997 através da Fundação do ICA visa ações para crianças, adolescentes e jovens em nossa cidade.

 

 

 

 

Nesta segunda-feira, 13 de julho, após o tema ter seguido o devido trâmite legislativo e se adequado juridicamente, o projeto de Lei que cria o Conselho Municipal da Juventude em Mogi Mirim é aprovado. Após muitos estudos, trabalhos e diálogos, a idealização do ICA para que os jovens tenham uma representação adequada junto ao Município foi alcançada. Um sonho que se materializa após muitos esforços e que trará incontáveis ganhos aos jovens de Mogi Mirim.

 

Breve Resumo.

2018 – ICA articula com a comunidade e poder publico de Mogi Mirim, encontro sobre a importância de ter uma ação voltada para a juventude (o Conselho da Juventude).

 

2019 – ICA Articula formação sobre Conselho da Juventude com os jovens.

        -  ICA articula grupo de estudo sobre a temática da legislação, e formulação de idéias com lideranças para apresentar ao CMDCA.

        - ICA visando um empoderamento da juventude, e formação dos mesmo articula com escolas estaduais do Munícipio a presença de jovens no CMDCA;

        -  CMDCA com os seus conselheiros em reuniões e mediante articulação também do Vereador Alexandre Cintra realiza reuniões sobre a temática e envio a Câmara

        - 13/05/2019 – Tribuna Livre na câmara municipal com juventude falando da temática

       - 15/05/2019  - Momento Histórico de articulação do ICA, audiência pública do Projeto de Lei do Conselho da Juventude, com momento de fala do ICA sobre todo o processo de articulação para a criação do Conselho, evidenciando a importância da entidade neste processo. Nesta audiência todos os envolvidos na articulação tanto da sociedade civil e poder público tiveram fala sobre a temática, com a organização também o Sr Alexandre Cintra

      - 13/07/2020  O projeto de Lei que cria o Conselho Municipal da Juventude em Mogi Mirim é aprovado após a primeira articulação do ICA  que se iniciou no final de 2018, e em 2020 se concretiza esta importante articulação da sociedade civil junto ao poder público.

 

Informações sobre o Conselho da Juventude.

 

Objetivo do Projeto de Lei: formalizar diretrizes e implementar política municipal de promoção, proteção, defesa e atendimento aos Direitos da Juventude.

 

Objetivo do Fundo: Destacamos  que os recursos que vêm para o Fundo podem ser utilizados em campanhas de conscientização, de estudos, pesquisa, de informação, tudo direcionado  aos jovens.

 

 

 

 

 

Agradecemos a todos que fizeram parte desta ação.

 

Tarcísia Mônica Mazon Granucci – Fundadora do ICA e idealizadora da Ação

Danilo Silva Alberti - Coordenador de Comunicação do ICA, e grande responsável por toda a articulação do Conselho da Juventude

Maristela Albejante Mason -  ICA

Carlos Nelson Bueno – Prefeito de Mogi Mirim

Mauro Nunes Junior  - Secretário de Administração

Flávia Rossi – Secretária de Educação

Edson Pessiqueli – Ouvidor da Prefeitura

Oliveira Pereira da Costa – Secretário Financeiro da Prefeitura

Maria Aparecida Rossi Freitas – Assistência Social

Sra. Regina Navas Santos – Dirigente Regional de Ensino

Rayssa Ferreira -  Presidente Interact Clube de  Mogi Mirim

José Arthur de Arruda Vilas Boas Presidente -  Demolays

Grupo Arco Ìris

Paulo Francatto - Grupo de Escoteiros Encanto das Matas

Beatriz Biazotto - Grêmio Estudantil ETEC

Ana Teresa Brito Pereira da Silva

Taynara Hamaguti

Raquel Canato - ETEC

Cintia Tavares – Centro de Voluntariado de Mogi Mirim e Região e também EE Prof. Valério Strang

Gustavo Saglia Caetano

EE Professor Coronel Venâncio / ICA Jairo Balbino

EE Professor Coronel Venâncio / ICA Mychael Oliveira Nascimento

EE Professor Peres Marques Levi Silva

EE Professor Coronel Vênancio/ICA: Ana Laura Bastos

EE Professor Coronel Venâncio /ICA: Flávia Cristina Nunes Fernandes

EE Professor Valério Strang/ICA: Yasmin Procópio

Sr. Luiz Henrique Dalbo – CEBE

Natála Vieira Bonati de Farias - Cursinho Sanquim

João Paiva - Cursinho Sanquim

EE Professor Oscar Rodrigues Alves: João Augusto Silva Guedes

EE Prof Peres Marque Débora e  Kauã Dragoni

EE Professor Valério Strang Paula Bazilia

EE. Aristides Gurjão Maria Clara Jacometti

EE. Aristides Gurjão Giovana Ramalho Beatriz Gazoto

Eduardo Vinicius _ Grupo Escoteiros Valentino Balestro

Comunidade Baha'í - José Carlos Cyrino Junior

Comunidade Baha'í - Gabriel Caetano de Lima

João Victor Gasparini - Estudantes

 

 

Anabel Favilla - Lyra Mojimiriana

Fátima Maldonado - Amor Exigente

Zuleide Soares da Silva - Presidente do CMDCA

Gustavo Ajudarte Zavarize – Interact

Ana Carolina Zavarize - Fundação Casa

Felipe Gonçalves - Coordenador de Políticas Públicas da Juventude de Campinas

Beatriz Amoedo Campos Gualda – OAB

Vera Lúcia Silviano – Encanto das Matas

Isabel Christina de Campos Malu - Conselho Municipal de Direitos da Mulher

Dina Boveloni assessora parlamentar

Vereador Alexandre Cintra

Vereadores de Mogi Mirim, e seus assessores.

 

Os nomes e grupos/coletivos/clubes de serviços/representantes tanto da sociedade cíveil e poder público supra citados, integram a grande maioria que estiveram presencialmente nas reuniões e discussões sobre a temática da juventude na Articulação do ICA, onde a mesma com diversos convites buscou articular toda a comunidade de Mogi Mirim para essas ações.

Link da audiência em 13/07/2020 da aprovação do projeto de Lei  https://www.youtube.com/watch?v=No6q5xQRGJY&t=542s

O ICA construindo uma comunidade educadora

 

Agenda

 

ICA e Café com Filosofia - Luto: quando uma vida termina e nasce uma saudade.

15/08 de 2020

Sábado - 16h

 

O link será disponibilizado por e-mail para [...]
Saiba mais...

 

ICA e Café com Filosofia - Vamos discutir sobre economia na comunidade.

29/08 de 2020

Sábado - 16h

 

O link será disponibilizado por e-mail para [...]
Saiba mais...

 

ICA e Café com Filosofia - Vamos conversar sobre o que é Setembro Amarelo

12/09 de 2020

Sábado - 16h

 

O link será disponibilizado por e-mail para [...]
Saiba mais...